A carteira digital de trânsito (CDT) para motoristas — Carteira Nacional de Habilitação (CNH) — está disponível desde 2018. No entanto, no ano seguinte, o Certificado de Registro e Licenciamento de Veículo (CRLV) foi incorporado ao documento.
Esse recurso oferece mais segurança ao motorista, uma vez que permite que os documentos estejam sempre à disposição. Com isso, ele evita multas por falta da entrega de documentos.
A carta digital tem a mesma validade do documento original. Ou seja: ela também precisa ser renovada na data estabelecida.
Além disso, o CLVR, já que está incluído no documento, pode ser compartilhado com amigos, parentes e outras pessoas que vão utilizar o automóvel emprestado.
Carteira digital: quem pode ter
A carteira digital está disponível para todas as pessoas que possuem a Carteira Nacional de Habilitação. Portanto, maiores de 18 anos, com a CNH física, têm o direito de adquirir esse documento online.
No caso das carteiras físicas, caso a pessoa opte por tirar a CNH digital, esta última terá o QR Code na parte de trás. Todas as carteiras de motoristas emitidas, desde 2017, têm esse código.
No entanto, quem ainda não possui, pode solicitar a segunda via do documento com o QR Code no verso.
Carteira digital: como obter o documento
O primeiro passo é baixar o app da CDT, disponível para smartphones Android e iOS.
Em seguida, já com o aplicativo instalado no celular, é necessário acessar a conta do governo, informando o login e a senha.
Caso o motorista ainda não tenha o cadastro, ele deverá criar um no site do Governo Federal.
Com o cadastro realizado e o login realizado, ele terá que abrir a câmera do dispositivo celular e direcioná-la para o QR Code da CNH física.
Dessa forma, a plataforma vai comparar a sua foto do Detran com a imagem da carteira de motorista. Identificando que são a mesma pessoa, ela vai solicitar o CEP registrado no Detran.
Confirmando os dados, o aplicativo vai gerar a carteira digital ao motorista.
Erros no documento
Em casos de erro no momento da solicitação da CDT, o solicitante precisará ir ao Detran, onde retirou sua CNH física, e verificar o problema.
Geralmente, o órgão soluciona esse problema rapidamente, atualizando as informações, como e-mail, número do celular e endereço.
Documento do veículo
Além da CDT, o usuário deverá solicitar o CLVR. Desse modo, ele terá que fornecer o número do Renavam, bem como o código de segurança do Certificado de Registro do Veículo (CRV).
Logo que ele inserir esses dados, o aplicativo disponibilizará o documento na versão digital.
Baixe a carteira digital pelos apps
As informações acima foram úteis? Então, aproveite a oportunidade e baixe a CDT por meio das lojas de download de aplicativos do Google e da Apple. O processo é rápido e, em minutos, você tem sua carteira digital no celular.
Entretanto, não esqueça de realizar o processo de solicitação corretamente. Já nas pistas, mantenha sempre a atenção e use o cinto de segurança para evitar acidentes.
Leia também: Aplicativo para aumentar o volume do celular.
Confira outras notícias e artigos no Action Midia.